quarta-feira, 28 de maio de 2014

Secretaria de Saúde de Itaperuna intensifica ação contra o Aedes aegypti


Em Laje não passam o "fumacê" porque falam que é proibido, será que a legislação de Itaperuna é diferente da de Laje do Muriaé? Fica a pergunta e esperamos uma resposta.


Em Itaperuna, RJ, desde o início do ano, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) e do Núcleo de Informação, Comunicação e Educação em Saúde (NICES), vem realizando ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Além das ações de caráter preventivo, educativo e pedagógico, os agentes de Endemias da CVAS, atuam diariamente nas ações de visitação de domicílios e orientação aos moradores, com o intuito de eliminar focos do mosquito, fazer tratamento, cobrir caixas d’água e sensibilizar a comunidade sobre a importância de combater o mosquito.
Atuação nos bairros Cehab e Surubí
De acordo com Heron Macedo, coordenador da CVAS, recentemente os trabalhos foram intensificados nos bairros Cehab e Surubí. Ele ainda destacou a importância da prevenção. “É uma estratégia preventiva, onde os agentes atuam em busca de possíveis criadouros para as larvas do mosquito. É de suma importância esse trabalho e a Secretaria de Saúde tem empregado todos os esforços possíveis na luta contra o Aedes aegypti”, reforça.
Já para o controle dos mosquitos adultos, há uma estratégia com logística motorizada, através de máquinas costais, e o trabalho de pulverização, já está sendo desenvolvido. Segundo o supervisor do Serviço de Pulverização (CVAS), Sebastião Ayrson, os trabalhos serão direcionados, principalmente, em terrenos baldios, margens de valões e córregos, onde há maior concentração de mosquitos e possivelmente criadouros naturais e de difícil acesso. “Por isso usamos as bombas, para lançar o produto direcionado a esses locais”, completa.
Educação em Saúde – O coordenador do NICES, Gesiney Botelho, convoca a população para ajudar no enfrentamento do problema. “Muito se cobra das autoridades, mas, a população precisa fazer a parte dela. É preciso que nos conscientizemos que o controle do mosquito se faz todos os dias, em nossa própria casa. As estatísticas mostram que mais de 80% de todos os depósitos de água parada com concentração de larvas, encontra-se dentro de casa e nos quintais”, diz.
A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores que reservem apenas 10 minutos por semana, para vistoriar a própria residência à procura de possíveis depósitos que sirvam como criadouros das larvas do Aedes aegypti. A Secretaria está ampliando as ações e distribuindo panfletos à população sobre o mosquito Aedes aegypti e a dengue.
13 2
Informação: NICES | Edição: Departamento de Comunicação – Prefeitura de Itaperuna
Fotos: NICES

Um comentário:

Anônimo disse...

secretario que nao é médico, nao é da area de saúde, nao mora na cidade e só quer ficar musculoso igual râ o que se pode esperar MUDA LAJE e dizia na campanha que nao queria cargo.

Postar um comentário

Seguidores