sexta-feira, 23 de maio de 2014

Servidores Públicos do Município de Laje - Aprovado em definitivo Auxílio Alimentação



Os servidores receberão no fim de junho o Auxílio Alimentação aprovado pela Câmara de Vereadores. Por unanimidade e sem emendas, está o Prefeito Municipal autorizado a regulamentar por Decreto (inclusive reajustar os valores), inicialmente previstos no projeto em R$ 200,00 (duzentos reais).
Não receberão o auxílio servidor em férias regulamentares ou férias prêmio, os aposentados, os que estiverem em licença com ou sem remuneração, os cedidos a outros órgãos, os suspensos, os comissionados, os com contrato administrativo e aqueles com faltas ao trabalho injustificado.
A iniciativa das exceções, de acordo com o Prefeito, seria porque o auxílio tem caráter indenizatório, e se recebessem, incorreria como gastos com pessoal perante o Tribunal de Contas do Estado, avançando no Limite Prudencial, que é de 51,3% da receita corrente líquida. O Município já atingiu 49%, e se ultrapassar o limite, o tribunal impõe uma série de restrições ao governo, inclusive demissões de contratados e corte de adicionais como insalubridade e periculosidade.
Em seu voto, o vereador Marcelo Carreiro fez ressalvas, e lamentou a não inclusão dos que gozam de férias e férias-prêmio, direito garantido pelo Estatuto dos servidores Públicos Municipais,  dos que gozam de licença saúde ou para para tratar de doença em pessoa da família. A não inclusão dos inativos foi lembrada pelo vereador.
Ainda de acordo com o Prefeito, não há dotação orçamentária para incluir os aposentados e os detentores de cargos comissionados. Salienta que fez o melhor que estava a seu alcance a fim de conceder um incremento na renda do servidor.
Marcelo Carreiro afirmou que foi feito "dos males, o menor", ante à impossibilidade dos vereadores alterarem o projeto original, por tratar-se de iniciativa de lei exclusiva do Prefeito, não comportando emendas que alteram o valor e atribua às exceções previstas pelo projeto o auxilio. Projetos de natureza financeira e que tratem de vantagens ao funcionalismo não podem ser objeto de  iniciativa de lei ao Poder Legislativo, sob pena de Inconstitucionalidade com subsequente veto, o que atrasaria o andamento do projeto, deixando os cerca de setecentos servidores sem o tão aguardado incremento em sua renda, que entrará direto no contracheque ao final de junho.
A Câmara cumpriu seu papel institucional e que os vereadores por unanimidade puderam contribuir para que o funcionalismo fosse contemplado com o inédito benefício.

Fonte: Página do Vereador Marcelo Carreiro editado por Heraldo Galliters


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores