sábado, 31 de maio de 2014

Comentários anônimos em blogs e sites não serão permitidos. Blogueiros serão punidos severamente.


Se é verdade que estamos prestes a desvendar as centenas de milhares de  “ANÔNIMOS” da internet, essa notícia não poderia ser melhor.
 
Estamos ansiosos aguardando esse momento memorável onde as pessoas possam realmente responder pelo que falam e escrevem. Mais isso já vale, diria aos menos avisados. Eu diria que deveria valer de forma mais simples e rápida. Hoje um comentário de forma anônima em blog que exceda a normalidade do conteúdo, o blogueiro é totalmente responsabilizado, até que ele prove quem escreveu o tal comentário. Pois bem, quando você ingressa na justiça para desvendar o “IP” do comentarista, aí começa o problema, e que problema! Não é tão simples assim(nos dias atuais) ser descoberto o proprietário do IP.
 
Fui informado que essa prática anônima está no seu final, pois será bem fácil desvendar os “em cima do muro” que têm por hábito escrever inverdades, denúncias infundadas, calúnias etc, e que acabam se escondendo através do manto do anonimato. Não confundir com liberdade de expressão.

 Esse processo de “apuração”, vai pegar inclusive os blogueiros que fazem pesquisas falsas. Aquelas tradicionais onde o mediador coloca 3 ou 4 opções para você clicar e votar. Com a identificação do “IP”, ou seja o RG do computador, não haverá como negar se houve ou não má fé ou manipulação no que foi postado. Se o número de votos veiculados e provado que foram manipulados e alterados, o  mediador pagará caro por isso. Outro caso comum, é alguém se fazer  passar por outro, postando o nome não verdadeiro. Tem aquele que cadastra vários nomes, sendo portador de um único IP.

Haverá um prazo para possíveis reclamações, a partir da data em que foi publicado para que o mediador responda juridicamente e seja penalizado. Em casos onde não foi respeitado o prazo, simplesmente ocorrerá o pedido para que seja "apagado" da página.
 
Hoje já está valendo a situação onde aquele que ceder espaço para agressões anônimas à honra alheia, terá que responder juridicamente. O mediador de blog que permite comentários agressivos e não identificar quem foi o autor, pagará uma multa diária de R$ 5 mil por descumprimento da Lei.
 
A lei não serve apenas para casos políticos ou institucionais. Sobretudo em blogs e fóruns de discussão, o anonimato acoberta ofensas pessoais, constrangimentos, calúnias, críticas desproporcionais e todo tipo de violências verbais que, provavelmente, não teriam sido feitas se o autor delas fosse identificado.
 Apesar de ainda não estar bem claro o que vai acontecer e as informações ainda são desencontradas,  torço para que logo esteja valendo a nova sistemática.
Ronco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores