sábado, 31 de maio de 2014

Mais um caso suspeito de febre do Carrapato é investigado, sobe para 24 o número de pessoas suspeitas de terem sido infectadas


carrapato capa 02
Um homem deu entrada nesta última quinta-feira (29), no Hospital Natividade com suspeita de febre maculosa. Segundo profissionais que o atenderam, o paciente residiria nas proximidades da Fazenda Braúna, local suspeito de concentrar o foco dos carrapatos supostamente infectados com a bactéria da doença. Nas últimas semanas, três pessoas do município vizinho de Varre-Sai, que pescaram na fazenda, morreram com suspeita da doença.
Outras 24 pessoas na cidade com suspeita da doença espera resultados de exames. O homem em Natividade afirmou ter sido picado por um carrapato e apresentou sintomas como febre e dor de cabeça. Ele foi encaminhado à UPA de Itaperuna para fazer exames complementares.
Uma equipe do Centro Estadual de Entomologia e Zoonoses (CEEZ) está trabalhando nas duas cidades para preparar as equipes das secretarias de saúde, assim como capturar carrapatos e extrair sangue de animais na área onde possa haver contaminação. O grupo visitou as margens do rio Carangola, próximo à Fazenda Braúna e bairro Tubiacanga nesta semana e afirmaram que apesar do alerta, muitos pescadores ainda se arriscam na beira do rio.
No local, técnicos capturaram carrapatos e coletaram amostras de sangue de cavalos, cães e bois. Depois foram ao bairro Tubiacanga, onde visitaram a casa de uma vítima da febre maculosa que morreu há três anos. Todo o material seguirá ao Centro de Estudos e Pesquisa em Antropozoonoses Máximo da Fonseca Filho – Laboratório Lacen -, que em 15 dias dará o resultado. Após o parecer, os mesmos materiais serão encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para nova comprovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores