terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ministério da Cultura (MINC)busca parcerias para o Pronatec

Ministério da Cultura (MINC)busca parcerias para o Pronatec 

LAJE DO MURIAÉ PARTICIPOU-  O secretario Municipal de Cultura de Laje do Muriaé, Fabiano Lacerda participou de uma reunião com representantes do Ministério da Cultura.

A reunião foi também com gestores do IFF e de municípios da região para discutir a implantação de cursos do Pronatec voltados para a cultura. A reunião foi realizada na terça-feira, 22 de outubro de 2013, no Instituto Federal Fluminense, em Campos-RJ. 

O objetivo é de sensibilizar os gestores de municípios onde o IFF atua para parcerias na oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (Fic) pelo Pronatec, voltados para a área de cultura. “Estamos em um processo de conversa, de sensibilização e troca de informações para a implantação desses cursos em 2014”, explica Marcelo Velloso, chefe da Representação do Ministério da Cultura (Minc) no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que veio para a reunião juntamente com a servidora do Minc, Carolina Paulse. Durante o encontro, foi solicitado aos representantes dos municípios que participaram da reunião - Itaperuna, Miracema, São José de Ubá, Varre-Sai, Italva e Laje do Muriaé, no Noroeste Fluminense do Estado do RJ - a apresentação das demandas e estrutura disponível.
 “É importante entender esse público-alvo para definir a forma como o curso será ofertado, a carga-horária e a frequência de aulas, por exemplo. E a parceria entre os municípios é fundamental para congregar demandas e, dessa forma, qualificar o maior número de pessoas”, ressalta Luciana Machado, coordenadora geral do Pronatec no IFF. A partir dos resultados apresentados pelos municípios e as possibilidades de oferta do IFF será possível definir os cursos e sua viabilidade de execução, em função das demandas, profissionais capacitados para dar aulas, equipamentos disponíveis, estrutura física, entre outros. “Além dos campi, contamos também com unidades remotas nessas regiões, o que facilita o processo”, destaca a pró-reitora de Extensão e Cultura do IFF, Paula Aparecida Martins Borges Bastos. Alguns cursos foram apontados de acordo com o Catálogo do Pronatec, tais como: Ilustrador, Desenhista de Moda, Agente Cultural e Assistente de Produção Cultural. “O atual catálogo conta com 65 cursos na área de cultura e criatividade. Trata-se de um mercado em fase de estruturação, mas é grande a procura por profissionais para a área de patrimônio e suporte técnico para produção artística, por exemplo. Atualmente, os setores criativos respondem por 7% do PIB Brasileiro”, afirma Marcelo. Representantes dos campi Centro, Quisamã e Polo Miracema também participaram da reunião. O campus Quissamã apresentou a proposta do “Curso de Conservação e Restauro de Bens Móveis e Integrados com base em Madeira”, que está sendo elaborado em conjunto com a prefeitura do município e poderá ser oferecido pelo Pronatec. 

A ideia despertou interesse dos gestores de Miracema. Previsão: A expectativa é de que no mês de novembro o Minc já encaminhe as demandas dos municípios para o IFF que poderá, assim, definir as possibilidades de oferta. Os cursos deverão iniciar em março ou abril de 2014, com duração de três a quatro meses. 
---------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores