sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Lixo hospitalar armazenado de maneira irregular em Itaperuna

O coordenador da comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa doestado do Rio de Janeiro (Alerj), Gustavo Berna, a Polícia Ambiental de Santa MariaMadelena e a Polícia Civil encontraram o material na empresa Nativitta, no bairro Matadouro. Uma empresa foi flagrada ao armazenar lixo hospitalar de forma indevida em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Segundo o coordenador da Comissão de Meio Ambiente, várias denúncias foram feitas sobre a irregularidade no lixo hospitalar.
“Nós encontramos grande quantidade de lixo hospitalar escondido no fundo da empresa. Tinha material cortante, remédios com validade vencida e também ainda dentro da validade, além de produtos químicos. O local tinha ainda um forte odor e muitas moscas. Sabemos que essa empresa presta serviço para consultórios, clínicas privadas, hospitais e farmácias de várias cidades da região Norte e Noroeste. É de responsabilidade dela dar o destino correto para esse material”, afirmou o coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Alerj.
Segundo o delegado Avelino da Costa, da 143ª Delegacia de Polícia de Itaperuna, todos os funcionários da empresa que estavam no local vão ser ouvidos e um inquérito vai ser instaurado para apurar o caso.
“Eles cometeram crime ambiental ao armazenar os materiais de forma irregular. Estou instaurando um inquérito e o laudo técnico do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) sai em aproximadamente um mês e vai apontar todas as irregularidades. Depois do laudo vamos encaminhar o processo para a Justiça”, contou o delegado.
Em nota, a empresa Nativitta afirmou que “cumpre a legislação vigente e esclarece que mantém uma rota diária de descarte dos materiais coletados”. A empresa disse também que “todo o material que eventualmente se encontra no caminhão será destinado imediatamente após a coleta”. A empresa não respondeu outros questionamentos feitos pela reportagem do G1.

(*) Com informações do G1
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores