quarta-feira, 24 de abril de 2013

Picciani diz que Beltrame aceitou ser candidato a vice-governador do Rio

Secretário de Segurança, Beltrame (Foto Internet)

O presidente do PMDB no Rio de Janeiro, Jorge Picciani, afirmou que o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, aceitou a vaga de candidato a vice-governador para as eleições no ano que vem.
O nome de Beltrame é considerado importante por peemedebistas para alavancar o vice-governador Luiz Fernando Pezão, escolhido para liderar a chapa na disputa em 2014.
O secretário, no entanto, segue negando a intenção de participar da chapa. No governo desde 2007, ele mantém seu título de eleitor registrado em Santa Maria (RS) e não é filiado a partidos políticos. Para candidatar-se, precisa transferir o domicílio eleitoral até outubro.
Em nota, o secretário disse que "não é primeira vez que esse assunto vem à tona. Entretanto, como das outras vezes em que fui indagado, gostaria de ressaltar que a minha posição é a mesma: não há convite aceito. [...] Falar de eleição nesse momento é desperdiçar uma energia que a pasta da Segurança não pode se permitir".
"O governador Sérgio Cabral me disse que já está tudo certo. Falta apenas a filiação. Ele Beltrame teve liberdade total dentro da secretaria e vinha se convencendo", disse Picciani ao jornal "O Globo".
Nesta terça-feira (23), o governador disse, por sua assessoria, que "não comenta o processo eleitoral de forma antecipada".
Beltrame é apontado como nome necessário para vincular ao nome de Pezão a política de segurança e as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), consideradas no PMDB trunfos do governo Cabral.
O vice-governador tem sua imagem mais ligada às obras no Estado e ainda é pouco conhecido.
Para convencer Beltrame, peemedebistas já ofereceram a ele controle sobre os investimentos sociais em favelas ocupadas num eventual mandato após 2014. O secretário tem se queixado em relação à demora da entrada de programas assistenciais nas favelas com UPPs.
O secretário é visto também como uma forma de se opor à candidatura do senador Lindbergh Farias (PT) e do deputado Anthony Garotinho (PR). Integrando a chapa, Beltrame seria apresentado como garantia de continuidade da política de segurança.
O PMDB do Rio tenta ainda impedir a candidatura do petista ameaçando não apoiar a presidente Dilma Rousseff. Lindbergh, porém, afirma ter o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já declarou que não pedirá ao senador para sair da disputa, como fez em 2010.
FONTE: O GLOBO e FOLHA DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores