sábado, 20 de abril de 2013

Faltam 10 dias para fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda


LAJE DO MURIAÉ/RJ -  Faltam poucos dias para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013, e, como sempre, muitos deixaram para a última hora. Entre as principais orientações de contadores e economistas, está o cuidado na hora de preencher o documento e juntar a papelada. Especialistas listam as dicas mais importantes para não errar o preenchimento e cair na malha-fina.
Com o prazo para entrega sendo dia 30 de abril, é hora de agilizar a declaração e certificar-se de que não há nenhum erro. Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, lembra que as dúvidas na hora de preparar o documento são muito pessoais e que é preciso procurar as soluções o quanto antes e conferir o ‘Perguntas e Respostas’ da Receita Federal para esclarecer muitas dúvidas: http://goo.gl/Ym3aV.
Veja, abaixo, dicas para fazer a declaração do IRPF 2013.
O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, lembra de declarar todos os rendimentos tributáveis, independentemente de ter ou não retenção na fonte.
A multa por atraso tem valor mínimo de R$165,74, e máximo de 20% sobre o imposto devido, mais juros de mora de 1% ao mês.
Não está com todos documentos para declarar? O melhor é  entregar incompleta e depois fazer uma retificadora.
Ao incluir dependente, informe também os rendimentos recebidos por ele, mesmo que não sejam alcançados pela tributação.
Evite dor de cabeça e atente aos erros de digitação, organize os documentos: recibos e comprovantes de dispensas dedutíveis, os contratos de compra e de venda de imóveis ou de automóveis.
Se o ganho variou, verifique o total constante no informe de rendimentos e preencha “rendimentos tributáveis recebidos por pessoas jurídicas pelo titular”.
Recolha o carnê-leão quando obrigatório. A multa isolada é de 50% do valor do carnê-leão não recolhido.
Qualquer duvida é melhor procurar um profissional, em Laje do Muriaé temos a BRAGALVIM na Praça Padre Martins (Paula e Netto), na Pracinha Garcia Contadoria (Astolfo) e ainda o Rui Santiago, Ruizinho e Cristiano Goulart.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores