quinta-feira, 18 de abril de 2013

Conheça mais sobre Claise Maria, a Secretária Estadual de Trabalho e Renda

Deputada Claise Maria

Graduada em Serviço Social e Pós-graduada em Gestão Pública, Claise Maria iniciou sua trajetória profissional e política em Duque de Caxias, onde reside até hoje. Atuava como professora quando, no início dos anos 2000, foi convidada a ocupar a Secretaria Geral do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Duque de Caxias (IPMDC), onde ficou por quatro anos. Aprofundou-se nos direitos previdenciários dos aposentados e focou sua atuação na geração de políticas públicas voltadas para os idosos. Destacou-se na luta pelos direitos das mulheres articulando campanhas contra o fim da violência doméstica e por sua inserção na sociedade, liderando movimentos em defesa da mulher.

      Em 2009, assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município de Duque de Caxias, rompendo a prática do assistencialismo e consolidando o Sistema Único de Assistência Social, tratando a assistência como Política Pública. Inaugurou vários equipamentos voltados à Proteção Básica e Especial e implantou o Complexo de Assistência Social Juíza Olímpia Rosa Lemos, considerado o maior espaço no Estado voltado para defesa, promoção e garantia dos direitos dos cidadãos. Também em sua gestão foi idealizada e inaugurada a Casa da Mulher Caxiense Ruth Cardoso, espaço voltado para a política de geração de renda e oferta de atividades diversificadas a centenas de mulheres que, em sua grande maioria, já conquistaram a sua autonomia e inserção social.
       Por reconhecimento de seu trabalho, recebeu o Prêmio Internacional “Integracion Latino Americano 2010” em Curitiba, ao lado de personalidades de toda a América Latina. Nesse mesmo ano, com um discurso pautado na defesa dos direitos da criança, do adolescente, do idoso e da mulher, elegeu-se deputada estadual. Já na ALERJ, tornou-se presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso. Mostrando-se bastante atuante, apresentou 46 projetos de lei em pouco mais de dois anos de mandato, além de outros 8 projetos de resolução e 10 indicações legislativas ao Governo do Estado, sempre visando à qualidade de vida das famílias de todo estado.
     A Lei Estadual do “Reconhecimento de Paternidade”, que garante às crianças e adolescentes o acréscimo do nome do pai nas certidões de nascimento, foi provocada por um projeto de lei de sua autoria. A parlamentar atuou ainda nas comissões de Política Urbana, Saúde, Educação, e da Frente Parlamentar Feminina da Alerj. Integrou a CPI que investigou a catástrofe provocada pelas chuvas na Região Serrana, além de participar da CPI que investiga o problema da falta de água nos municípios da Baixada Fluminense e da que investiga irregularidades nas universidades privadas do estado.
      Por sua atuação como parlamentar, recebeu da Organização Biosfera a Medalha de Destaque Nacional em Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social no ano de 2012, em reconhecimento aos relevantes serviços públicos prestados ao Estado do Rio de Janeiro, notadamente na busca pela melhor qualidade de vida da população. Com a experiência da atuação na Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa, a deputada Claise Maria torna-se a primeira mulher a ter a responsabilidade de assumir a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda

Fonte: Portal do SETRAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores