domingo, 21 de abril de 2013

Lira da Esperança emocionou o público na comemoração de seu aniversario

Apresentação da Lira da Esperança, sendo observado pelo Maestro José Carlos Ligiero (Foto Léo Dubary)
LAJE DO MURIAÉ/RJ – Emoção, reencontros, musica e muitas descontrações marcaram a festa do quadragésimo terceiro aniversario da Sociedade Musical Lira da Esperança. Na linda festa estavam presentes a Banda 7 de setembro da vizinha Miracema  e a banda do Vigésimo Nono Batalhão de Policia Militar (Itaperuna) que tem como regente o Sargento D”Paula , o Marquinho da Pindoba, que foi aluno da Lira da Esperança.
Para comemorar o aniversario a anfitriã fez uma bela apresentação sob o comando do seu regente Araceli Rezende, que fez um apelo aos lajenses para colaborarem financeiramente para manter a Lira da Esperança, registramos também a presença de Chico Nacarate que também participou na apresentação.
A comemoração foi na Praça da Cultura que tem o nome da primeira regente da Banda, Antonieta Olivier Pinto.
O encontro teve o apoio da Prefeitura Municipal de Laje do Muriaé através da Secretaria Municipal de Cultura.
Registramos a presença no evento do Maestro José Carlos Ligiero, o Prefeito Municipal Rivelino Bueno acompanhado de seus familiares, o vice-prefeito Léo Dubary, os secretários municipais, José Luiz Souza Bastos (Esporte), Fernando Cesar (Turismo), Joaquim Francisco (Saúde), Fabiano Lacerda (Cultura) entre outros. Para que não leu as matérias anteriores vamos republicar um pouco da historia da Lira.
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA
            Fundada em abril de 1970, pelo casal Antonieta Olivier Pinto e Itagiba Duarte, na época Itagiba era o professor de técnicas dos instrumentos e Antonieta a primeira regente e professora de teoria musical.
            A filha do casal Esmeralda Olivier Pinto é Clarinetista e atual presidente da banda.
A Lira da Esperança é muito importante para o município. “A Banda é um meio de difundir a arte e a cultura dentro da cidade promovendo a humanização”, comentou Esmeralda em uma das comemorações anteriores.
A Banda Lira da Esperança é uma instituição, que se mantém por doaçõesfunciona também como escola de música, com aulas e atividades gratuitas para alunos a partir de dez anos. Antes de aprender a tocar os instrumentos, os estudantes têm oficinas de teoria musical e solfejo. Alguns deles são selecionados para fazer parte da Lira da Esperança. “A escola serve para apontar novos talentos para  a banda”, explica Esmeralda, a Lira da Esperança toca repertório variado, do popular ao clássico, e costuma se apresentar nas festas da cidade e em encontros de bandas municipais. Do conjunto saiu o trompetista Silvério Pontes, que já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores