sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio, será que tem o que comemorar!

Foto ilustrativa
LAJE DO MURIAÉ/RJ - Brasil comemora hoje o Dia do Índio. A data tem por finalidade reconhecer a cidadania destes que foram os primeiros habitantes do País e evidenciar os direitos que eles têm. Consciente da necessidade de contribuir para o alcance de tais objetivos, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ, desenvolve o programa Cidadania, Direito de Todos. A iniciativa visa facilitar o acesso dos indígenas a documentos e serviços básicos, de forma a erradicar a exclusão social dessa população.
Será que com os desmandos com desapropriações, invasões de suas terras, fazendo fogueira com índios e outras covardias, com os indígenas tem o que se comemorar?
Origem do Dia do Índio
No dia 19 de abril de 1940, líderes das comunidades indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, onde, apesar de terem boicotado inicialmente, resolveram estar presentes para garantir que suas reivindicações fossem ouvidas.
Em 1943, o então Presidente do Brasil Getúlio Vargas instituiu o Dia do Índio no Brasil para relembrar essa importante data para a comunidade indígena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores