sábado, 20 de abril de 2013

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA PIEDADE APOIA MANIFESTO SOCIAL

Autoridades religiosa e o Prefeito Rivelino Bueno
O Manifesto Social contra a poluição sonora, violação ao sossego familiar, garantia do silêncio em momentos de Cultos e Liturgias Cristãs   e outras providências foi aprovado pelas autoridades eclesiásticas católicas, entre elas o Pe. Elênio, titular da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade e o Pe. Gervásio Gobatto, da Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso e pastores evangélicos, em uma inédita série de encontros onde culminou na aprovação do texto final. O objetivo do manifesto é solicitar providências das autoridades municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e principalmente chamar a atenção da sociedade Lajense para que haja uma mudança de comportamento quanto ao teor do manifesto, evitando situações onde  a tranquilidade no momento em que presta reverência a Deus.
         Considerando os dispositivos constitucionais acerca da não intervenção do Estado e separação absoluta da Igreja, vedando qualquer interferência em seu funcionamento, porém é DEVER DO ESTADO assegurar a ordem durante os momentos de liturgias, missas, cultos, seja Templos religiosos ou interior de residências. O texto atento à necessidade de adequação do Direito ao Lazer e diversão públicas, seja em Clubes, bares, boates e outros do gênero, em seu interior e áreas adjacente, ou em via pública ou acessível ao público ao direito à privacidade, descanso e repouso noturno.
         Entre as providências solicitadas está o pedido de providências dos órgãos policiais para o cumprimento do Decreto Estadual 126/1977 no sentido de se preservarem o sossego público no tocante a veículos automotores com som voltado para o exterior, sons de qualquer espécie residenciais, em estabelecimentos comerciais abertos ao público ou com apetrechos sonoros voltados para via pública que violem o direito Constitucional de proteção à intimidade e vida privadas, em horários inadequados ou que costumeiramente são reservados ao repouso noturno e ao descanso familiar.
        Solicitou-se Atenção especial do Município e dos órgãos de Segurança Pública ostensivos para as festividades do Festival do Arroz e Carnaval, para que se coadune tais festividades populares com o respeito à liberdade individual, coletiva e de respeito aos horários de cultos e liturgias cristãs, no que concerne ao Trânsito, manutenção da ordem e columidade física dos cidadãos lajenses e visitantes e que o Carnaval passe a ser realizado em local onde cause menos transtornos ao Trânsito de viajantes e ao deslocamento de cidadãos lajenses durante o período das festividade. O direito de exercício profissional daqueles que trabalham com divulgação e promoção de produtos e serviços foi respeitado no manifesto, inclusive  há tramitação de Lei Municipal com vistas a regulamentar horários e condições para a atividade de propaganda sonora em via pública.
        O manifesto cobra das autoridades que haja uma garantia formal de silêncio nos momentos de liturgia e cultos cristãos das mais variadas denominações e doutrinas, reuniões eclesiásticas, encontros etc, em condições normais ou em momentos de festividades, reservando-se as mesmas instituições respeitar, igualmente, o cidadão que deles não participem, não ultrapassando os horários normais de suas realizações e se imiscuindo de produzir ruídos, sons ou outros do gênero em desacordo com as normas técnicas, leis, decretos e resoluções do Poder Público, a fim de se evitar ameaças a esse sagrado Direito de adoração a Deus.
         O texto será encaminhado  aos membros do Ministério Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Juiz de Direito, Associação Comercial de Laje do Muriaé, Presidente da Câmara Municipal de Laje do Muriaé e Prefeito Municipal, extensivo ao Secretário Municipal de Meio Ambiente.
Texto de Marcelo Carreiro 19/04/2013

Um comentário:

Dignidade Sacerdotal disse...

Este manifesto tem acima de tudo um interesse de chamar a responsabilidade de toda sociedade lajense ao respeito àqueles que não precisam ser obrigados a ouvir aquilo que desejam outros por iniciativas pessoais e ou grupal. A maioria de nossas casas não estão preparadas para tanto barulho; temos uma sociedade quase majoritariamente (se não o for) composta de idosos; sem falar do mal que se faz à saúde dos ouvidos. A liberdade de um deve o ser para outros, por isso, o respeito é um bom começo para se evitar maiores repressões e proibições.
MAIS RESPEITO AOS OUTROS

Postar um comentário

Seguidores