quarta-feira, 10 de setembro de 2014

DICA VETERINÁRIA. Com Dra. Gabriella Dair.


Dra. Gabriella Dair 


IMPORTANTE.

Meu cachorro não para de se coçar! O que fazer?

Tenho recebido muitas perguntas sobre coceira e lesões de pele, e realmente doenças ligadas à pele dos animais são as mais encontradas na clinica de pequenos animais.

Primeiramente vamos entender o que é a alergia. A Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico. As substâncias que causam as alergias são chamadas de alérgenos. A reação alérgica pode se dar por inalação, ingestão ou por contato direto com a substância ao qual o animal é sensível.

Ouço muitos questionamentos sobre como o animal adquiriu a alergia, já que desde filhote sempre teve os mesmos hábitos e entrava em contato com as mesmas substâncias. E é nesta frase mesmo que encontramos a resposta. As reações de hipersensibilidade podem ser variadas; podem acontecer imediatamente após o contato, após alguns minutos ou horas, mas existem também reações alérgicas que só se desenvolvem depois de vários meses ou até após alguns anos do contato.

Temos como exemplo de reações alérgicas imediatas as reações pós-vacinais, por picada de insetos e contato com produtos químicos, em que temos o aparecimento de sintomas como urticária, eczema, conjuntivite, etc..

Já as reações que aparecem após muito tempo de contato são as mais complicadas, pois inicialmente os sintomas podem se apresentar brandos, e algumas vezes, não são percebidos pelos proprietários, mas com a exposição contínua destes alérgenos o animal irá gradualmente aumentar a gravidade dos sintomas.

O sinal mais comum das alergias em animais de estimação é a coceira constante, e esta é frequentemente a causa primária de problemas de pele persistentes, pois o animal ao se coçar, fere a pele, abrindo portas para microrganismos oportunistas promoverem infecções na pele. Mas fique ligado, pois nem toda coceira é sinal de alergia. As doenças da tireoide, pulgas, sarnas e micoses podem causar sintomas semelhantes.

E como diagnosticar as causas de alergia no animal? Bom, para chegar ao diagnóstico, é necessário uma combinação de fatores, é preciso avaliar o histórico do animal, exame clínico, exclusão de outras patologias e algumas vezes testes alérgicos.

E agora que meu animal foi diagnosticado como alérgico? O que fazer? Como tratar?

Não existe cura para alergia, mas estas podem ser controladas, trazendo mais qualidade de vida ao animal. O melhor controle é evitar o contado do animal com os alérgenos a que ele é sensível.

Os principais alérgenos que sensibilizam cães são os produtos de limpeza como desinfetantes, sabão em pó, agua sanitaria, cloro, cera e etc. Todos esses produtos tem o cheiro muito forte e o olfato dos cães é muito sensível. Além disso, muitos deles deixam resíduos no chão, assim, o contato constante também pode desencadear a alergia. Atenção também a incensos, perfumes, essências para ambiente etc. Evite o uso desses produtos e não limpe o ambiente com o animal presente, espere estar bem seco, para reintroduzi-lo no local. 

Outra causa muito comum é a alimentação. Na verdade, a proteina que o animal ingere. Hoje, 90% das rações que os animais comem são à base de carne e frango, e mesmo animais que se alimentam de dieta caseira, também recebem como fonte principal de proteína, as carnes bovina e de frango. O contato constante pode gerar alergia, que se manifesta na pele do animal. Por isso, para esses animais, é necessário trocar o alimento para rações que sejam exclusivamente com outra fonte de proteína, como exemplo soja, cordeiro ou salmão.

Além da retirada de todos esses itens, existem shampoos e medicamentos que podem auxiliar no controle dos sintomas.

Se o seu animal está com coceiras, feridas na pele ou caspas, procure um médico veterinário de sua confiança, para que ele possa te orientar sobre a melhor forma de tratamento. 


VET CARE Centro de Diagnóstico Veterinário.
Funcionamento 24H. 
(022) 3824-6333


Dra. Gabriella Dair 
CRMV - RJ  12369

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores