segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Extintor de incêndio, nova Lei já está em vigor

Apesar da falta de extintores no mercado, o motorista que for pego sem o equipamento poderá ser multado, o prefeito Alfredão recomendou Bom Senso à Guarda Municipal. Veja abaixo o que dizem autoridades Itaperunenses e de Laje do Muriaé:

extintor_1_1_1
1

 NOTA DA REDAÇÃO:

Em Itaperuna também não se encontra o Extintor veicular ABC em nenhuma loja do ramo, depois de uma longa pesquisa descobrimos que a Casa das Peças que fica na Avenida Cardoso Moreira no Centro da cidade, deve receber uma remessa na próxima quinta-feira 08/01/15, na casa das peças fomos informados ainda de que a última remessa que receberam acabou antes do natal e foi vendida a 65 reais a unidade, mas não nos garantiram que esse preço será mantido, na Evandro Auto Center fomos informados de que receberão uma nova remessa até a próxima sexta feira 09/01/15, que será vendida a 80 reais a unidade, a Evandro Auto Center fica na Rua Primeiro de Maio no Bairro Niterói.

Comandantes da PM e da Guarda Municipal de Itaperuna e o Diretor do Demut falam sobre o assunto:

Vários leitores do Blog do Adilson Ribeiro nos pediram para buscarmos a orientação das autoridades sobre este problema, por isso, nossa equipe de reportagem entrou em contato com o comando  do Batalhão de Itaperuna da Polícia Militar e conversou com o Tenente Coronel Silvio Guerra, que nos informou que, apesar de não ter sido muito divulgado, todos os motoristas já haviam sido informados a pelo menos três meses atrás que a lei entraria em vigor a partir de primeiro de janeiro de 2015, e segundo ele o que houve foi uma procura muito grande de extintores ABC no mês de dezembro, já próximo ao Natal, e os estabelecimentos não estavam preparados para atender a tantas pessoas em um curto espaço de tempo, o que gerou a falta do produto no mercado, o Comandante do 29º BPM disse ainda que a falta de extintores para comprar não é de responsabilidade da Polícia e que a lei tem que ser cumprida, sendo assim o motorista que for pego sem o extintor, será multado.
Já o comandante da Guarda Municipal de Itaperuna Ronaldo Ramos nos informou que por determinação do prefeito Alfredão, os guardas municipais usarão de bom senso e apenas orientarão os motoristas a adquirirem o mais rápido possível o extintor ABC, durante um determinado período, diz o comandante, a guarda municipal não multará ninguém por este motivo e espera que o mais rápido possível os estabelecimentos comerciais possam providenciar a reposição do produto, afim de que a lei possa ser cumprida com coerência.
Por sua vez o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Itaperuna, Marcelo Ferreira, aconselha aos motoristas que forem viajar, a evitarem fazê-lo sem o extintor ABC, pois as polícias rodoviárias: estadual e federal, poderão multá-los.

O Diretor do DEMUT de Laje do Muriaé, Heraldo Galliters, ratificou o dito por Marcelo Ferreira, Diretor do DEMUT de Itaperuna
Reportagem: Dani Ribeiro e Adilson Ribeiro/Blog do Adilson Ribeiro - Ediado por Heraldo Galliters

Um comentário:

automobilista disse...



É um absurdo esta troca de extintores. Os carros modernos vêm com um nicho próprio no tamanho exato do modelo de extintor da época de sua fabricação e os novos extintores exigidos não cabem ou não são fixados nestes nichos.
Um exemplo. Tenho um Audi A3 2001, e creio que o exemplo sirva para Golf, Bora, New Beatlle, Passat, A4 e derivados, A6 e derivados, isso para ficar só em carros do grupo Vw/Audi, onde a trava que PRENDE o extintor no nicho NÃO SERVE PARA O NOVO modelo de extintor exigido. Com isso o que acontece. Eu fico dentro da lei sobre os extintores, mas fico em desacordo com a lei que proíbe objetos soltos que podem entrar por baixo/atrás dos pedais, travando os mesmo e gerando acidentes, fora que no novo modelo fica raspando na perna do motorista e pode agarrar o tecido da roupa, impossibilitando uma frenagem ou trocar de marcha ou até mesmo a saída do mesmo do automóvel.
Essa lei NÃO FOI FEITA por especialistas em automóveis, pois a simples troca do extintor fere uma outra lei já que não existe no mercado uma presilha ou adaptador para prender no novo modelo ao nicho.
A utilização de um extintor mais amplo é de fato útil, mas deveria ser observada a sua colocação em veículos produzidos ANTES DA NOVA LEI. No universo automobilístico não se permite adaptações, pois as mesmas podem gerar uma ou várias consequências futuras para a segurança de TODOS.

Postar um comentário

Seguidores