quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Conheça o Poder Legislativo de Laje do Muriaé

 
Adilson Fernandes (Barbatana)

Carlos José Freitas Pereira (Casé)

Getúlio Raimundo dos Santos

Gustavo Polly (Gustavo do Idí)



Eudócio Cardoso (Netinho do Dinésio)

Rogério Silva Alves (Rogério Pião)
Marcelo Carreiro
Vilmar Cardoso (Natin)

Sergio Terra (Serginho Terra) 



Os nove vereadores
O que é um Vereador?

O Vereador é o representante político do cidadão. Ele é eleito para um mandato de quatro anos. Seu lugar de trabalho é a Câmara Municipal. Tem seus gastos controlados e executa várias funções. Fiscaliza o Poder Executivo Municipal, faz projetos de lei, conversa com a comunidade e defende os interesses da população no plenário. São eleitos por partidos políticos e devem seguir as idéias de seu partido e as regras da Lei Eleitoral.

- O que fazem os Vereadores?

Os Vereadores elaboram leis e desempenham diversas funções na Cidade: fiscalizam as ações do Governo Municipal (Executivo), para garantir que a máquina pública funcione bem; cobram ações que deixaram de serem feitas na Cidade, necessárias ao cidadão; ajudam ao cidadão a obter serviços públicos, indicando, orientando e prestando informações.
Todas as funções dos Vereadores são essenciais para uma Cidade funcionar melhor. Não que as leis sejam menos importantes, ao contrário. Mesmo as leis mais simples, como dar nome para uma rua, é necessária. Você já parou para pensar no que acontece quando uma rua fica sem nome? Para receber a correspondência é um caos!
O cidadão também deve fiscalizar o Legislativo.

- Dia-a-dia na Câmara Municipal:

Todos os dias, dezenas de pessoas se dirigem a Câmara Municipal em busca de auxílio, de orientações, de informações e de prestação de serviços públicos. Algumas vezes apresentam denúncias sobre o não-cumprimento de um serviço público, por exemplo. Nessa hora, o Vereador entra em contato com a autoridade relacionada a esse serviço, em busca de uma solução. A população também procura o Vereador porque tem interesse na criação de uma determinada lei, que pode ser encaminhada pelo Vereador para que seja apreciada pela Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores