domingo, 19 de outubro de 2014

Loja Maçônica fez lançamento da Pedra Fundamental hoje em Laje do Muriaé.

Estandarte da Loja Irmão Padre João Justiniano

Pedra Fundamental


Prefeito foi homenageado com Menção Honrosa

Batista Alvim foi homenageado com Menção Honrosa

O Venerável Heraldo Galliters também foi homenageado com Menção Honrosa

O trigo que significa fartura


Lembrancinhas do aniversário da Loja

Pela primeira vez na história Laje do Muriaé recebe um Grão Mestre em visita oficial, esteve hoje na cidade o Soberano Grão Mestre Ward Gusmão, acompanhado do grão Mestre Adjunto Jose Carlos. Ward Gusmão presidiu a Sessão Magna de Lançamento da Pedra Fundamental para construção do seu Templo físico da Loja Irmão Padre João Justiniano Teixeira de Carvalho N.58 juntamente com a comissão nomeada através do ato 135 GM fazendo patê os irmãos Paulo Cesar Loyola, Jones Inácio de Moura, Jorge Gouveia Mello, Célio Pereira de Araújo, Romeu Cândido de Oliveira, José Geraldo de Almeida, Orlando dos Santos, Sérgio Alves dos Santos e Mauricio Paula Santos.
A Loja também comemorou seu primeiro aniversário que será agora dia 30.
A sessão ritualística foi linda, onde conta uma passagem bíblica.
O Prefeito de Laje do Muriaé, Dr. Rivelino Bueno, como anfitrião recebeu a alta cúpula do Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro – GOIRJ, sendo homenageado por um Menção Honrosa pelo bom trabalho, seriedade, honestidade e zelo com a coisa pública, recebendo também uma medalha pelos 40 anos do GOIRJ. Dr. Rivelino disse que é muito bom ver a união dos irmãos maçons, que conhece os trabalhos sociais e o bem que a maçonaria pratica tornando o ser humano cada vez melhor.
O Venerável da Loja e também Delegado Adjunto do Grão Mestre Heraldo Galliters fez a entrega.
Também, foi homenageado o Secretário de Obras Batista Alvim, pelos bons trabalhos a frente da Secretaria.
 O Sr. Heliton Gomes Teixeira, Grão Mestre de honra falou da importância da Loja para Laje do Muriaé e região e também das Lojas que trabalham em conjunto com a de Laje do Muriaé, citando as Lojas Nicola Aslan, Nova Esperança 17, n. 27, Verdadeira Justiça, Luz da Verdade e José Soares Coutinho. Ainda parabenizou o Venerável Heraldo por esta ajudando a realizar o sonho de muitos maçons da região, que é a de ter uma Loja Maçônica em Laje do Muriaé.
O Soberano Grão Mestre agradeceu ao prefeito pela hospitalidade, que acompanha pela internet o trabalho por ele realizado na cidade, parabenizou o Venerável Heraldo Galliters pela boa condução a frente da Loja e hoje iniciando a construção do templo físico, agradeceu também ao secretário Batista Alvim e as cunhadas presentes.
O Venerável Mestre Heraldo Galliters nominou cada Venerável presente, apresentou aos participantes o lajense José Gouveia Leonardo que é Comendador do GOIRJ e tem 62 anos na Ordem Maçônica. Também presente a Loja Salomão Luiz Ginsbur N. 36 através de seu Venerável Odilson Irlan. 
Disse que o Prefeito Dr. Rivelino, embora não seja Maçom, mas pratica todo bem praticado pelo ordem, pois só faz o bem, tudo coloca Deus em primeiro lugar, disse que quando o prefeito ver algum problema sempre fala “vamos orar”.
Antes do encerramento o Grão Mestre convidou o prefeito para fazer uma oração, onde foi pedido que Deus ilumine todos os presentes, as pessoas que vão trabalhar nesta obra e os trabalhos sociais que esta Loja realizará na cidade.
Juntamente com o Grão Mestre Ward Gusmão, o Venerável Mestre Heraldo Galliters e o prefeito Dr. Rivelino Bueno, com um golpe de malhete encerram a sessão.
Após o encerramento Heraldo disse que foi muito bom esta sessão aberta, pois muitos puderam que a maçonaria é bem diferente do que muitos acham, pois temos Deus, a família e Pátria em primeiro lugar, se o homem não mar estas três coisas, jamais pertencerá a Ordem maçônica, trabalhamos para termos uma sociedade mais justa e fraterna, transformando o homem de uma pedra bruta em uma pedra polida.

UM POUCO SOBRE A MAÇONARIA EM LAJE DO MURIAÉ
Laje do Muriaé faz parte da história Maçônica do Estado, aqui foi instalada a primeira Loja Maçônica do interior do estado, fundada em 1870 e funcionou na Rua Garcia Pereira, onde hoje reside o Dr. Geremias.

O nome da Loja era “Ao Oriente da Laje”, sua primeira diretoria foram os irmãos da ordem Padre João Justino Teixeira de Carvalho, Leonan Perissé, Antônio Pinto Pena, Joaquim Ferreira Cesar, Inácio Furtado Leite, José Ambrósio de Souza Pinto.
O primeiro Venerável (Presidente) foi o Padre da Freguesia de Laje do Muriaé, Padre João Justiniano Teixeira de Carvalho, o que deu o nome a nova Loja aqui instalada que se Chama A.’.R.’.L.’.S.’. Irmão Padre João Justiniano Teixeira de Carvalho N. 58.

O Padre João Justiniano foi sepultado na Fazenda Santa Paz, próximo a fábrica de suco Niágara, seu tumulo foi esculpido em pedra sabão tem formato de um Templo Maçônico. Faz parte de nossos arquivos uma fotografias deles reunidos entre 1870 a 1877.

Padre João Justiniano e irmão em 1870


Tumulo do Padre João Justiniano



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores