sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ministro do TCU muda a certidão de nascimento e adia aposentadoria

Ministro do TCU muda a certidão de nascimento e adia aposentadoria
Com a mudança de idade, ministro Raimundo Carreiro adia aposentadoria, e assim, ao trabalhar mais dois anos, chegará a presidente do TCU.
Virou polêmica em Brasília: o ministro do Tribunal de Contas da União mudou a certidão de nascimento e ficou dois anos mais novo. Só que a correção adiou a aposentadoria. O ministro permanece no cargo e ainda pode ser promovido.
Como funcionário antigo do Senado, Raimundo Carreiro já tinha tempo de contribuição suficiente para se aposentar, com ou sem qualquer alteração na certidão de nascimento. Mas com essa mudança na certidão e como ministro do Tribunal de Contas da União, Carreiro terá a chance de chegar à presidência do TCU antes de se aposentar.
No Tribunal de Contas da União, o ministro Raimundo Carreiro, não quis falar sobre a mudança de idade, revelada em reportagem do jornal O Estado de São Paulo, de domingo (21).
Divulgou uma nota em que diz que nasceu em setembro de 1948, no interior do Maranhão.
Mas foi registrado por iniciativa de terceiros, quando tinha 16 anos, como se já tivesse 18, para poder votar, e que tudo o que fez foi pedir a correção do ano de nascimento, um direito garantido por lei.
A irmã, que ainda mora no Maranhão, repetiu a história de Carreiro. “Quando eles foram fazer os títulos de eleitor, vocação do voto, aí eles aumentavam a idade das pessoas”, conta a irmã de Carreiro.
Carreiro só resolveu corrigir o documento em 2008, um ano depois de se aposentar no Senado e se tornar ministro do TCU.
Com a mudança de idade, o ministro, na prática, adia a data da aposentadoria, que aos 70 anos é obrigatória para todo servidor público. E assim, ao trabalhar mais dois anos, Raimundo Carrero chegará a presidente do Tribunal de Contas da União.
Isso porque no TCU, o presidente é sempre o ministro mais velho da casa, que ainda não exerceu a função. Por essa regra, o próximo a presidir o tribunal será o ministro Aroldo Cedraz, em 2015 e em 2016. Só depois seria a vez de Carreiro.
Se não fossem a nova idade e os dois anos extras no TCU, ele não poderia ser presidente do Tribunal em 2017.
Ao ser perguntado por que demorou tanto tempo para mudar a data de nascimento, o ministro Raimundo Carreiro, disse, por meio da assessoria, que "foi a época em que teve a oportunidade para resolver o assunto".
Fonte: G1.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores