sexta-feira, 18 de abril de 2014

Morre Paulo Rattes





Paulo Jose Alves Rattes morreu na madrugada de hoje, no Hospital Procardiaco, onde estava internado há cerca de de 30 dias. O prefeito Rubens Bomtempo vai decretar luto de três dias pela morte do ex-prefeito Paulo Rattes.

Corpo do ex-prefeito Paulo Rattes deve ficar até as 17h, na sede da Prefeitura.

UM DOS POLÍTICOS MAIS PODEROSOS E IMPORTANTES DA HISTÓRIA DE PETRÓPOLIS: 

Em 21 de dezembro de 1933 nascia a criança que seria um dos mais importantes políticos da história de Petrópolis, Paulo José Alves Rattes. Não quero criar aqui um debate sobre as qualidades e defeitos do político, apenas lembrar que o Advogado e Engenheiro Agrônomo Paulo Rattes esteve entre os maiores articuladores da nossa política e até hoje poucos chegaram tão longe.

Vice-Prefeito, 1967-1969 (Petrópolis, RJ- MDB); Prefeito, 1969-1971 (Petrópolis, RJ – MDB); Prefeito, 1973-1977 (Petrópolis, RJ – MDB); Deputado Federal, 1979-1983 (Rio de Janeiro – PMDB); Prefeito, 1983-1989 (Petrópolis, RJ – PMDB); Deputado Federal, 2003 (Rio de Janeiro – PST); Deputado Federal, 2009 (Rio de Janeiro). Secretário de Estado sendo duas vezes Secretário de Governo com Moreira Franco e Rosinha Garotinho. Elegeu sua esposa Ana Maira Rattes deputada federal constituinte e entre feitos e polêmicas fez inúmeros amigos, seguidores e grandes adversários.

Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal na Legislatura 2003-2007, de 12 de março de 2003 a 06 de maio de 2003; Assumiu, como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na Legislatura 2007-2011, em 28 de janeiro de 2009, em virtude do afastamento do Deputado Rodrigo Bethlem.

Talvez a grande frustração de sua vida tenha sido não conseguir fazer seu filho Cláudio Rattes (Cacau) seguir seus passos, com mais de quarenta anos de vida pública o ex-prefeito demorou para lançar o sucessor. Em 2008 mesmo conseguindo o controle do PMDB local depois de uma das maiores jogadas políticas nos bastidores que já presenciei que culminou na renúncia de parte do diretório do partido e na queda do então presidente saudoso Calau Lopes o que permitiu a Ratttes assumir o partido e indicar Cacau como vice do então candidato da situação Ronaldo Medeiros não obteve sucesso. A aliança PSB - PMDB foi derrotada nas urnas.

Ainda assim Paulo Rattes viu sua filha Adriana Rattes assumir o comando da Secretaria Estadual de Cultura no governo Sérgio Cabral.

Paulo Rattes é para muitos uma lenda, para outros um pedaço da história a ser esquecido. Para esse humilde blogueiro apaixonado por política Rattes é um personagem da nossa história que merece ser lembrado, afinal Mario Quintana já dizia:

“O passado não reconhece o seu lugar: esta sempre presente.”

Blog Eduardo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores