quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prefeitura de Laje do Muriaé e CETEP/FAETEC estão implantando o Projeto “e - LIXO”

 
Marcio Rubens, Secretario Municipal de Meio Ambiente e Gil Jardim,  Orientadora Educacional do CETEP/FAETEC de Laje do Muriaé 

 Marcio Rubens, Secretario Municipal de Meio Ambiente, Gil Jardim,  Orientadora Educacional do CETEP/FAETEC de Laje do Muriaé e Valtecir Alves, educador ambiental da CONSITA


Lixo eletrônico (Foto ilustrativa)

Lixo eletrônico (Foto ilustrativa)


O Projeto de educação ambiental e coleta de lixos eletro eletrônicos " e - LIXO ", tem o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da seleção do lixo.
Para tanto no município terá pontos de coletas do lixo eletrônico, ainda a ser divulgado.
Hoje a tarde aconteceu uma reunião, com participação da idealizadora do Projeto, Gil Jardim, que é Orientadora Educacional do CETEP/FAETEC de Laje do Muriaé, juntamente com Marcio Rubens, Secretario Municipal de Meio Ambiente, Heraldo Galliters, responsável pela comunicação do município e Valtecir Alves, educador ambiental da CONSITA, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade.
Valdecir disse que um trabalho educacional já esta sendo realizado nas escolas do município, Gil Jardim explicou que o município irá dispor de um local para receber e acondicionar o lixo até ser levado para a Cooperativa Popular Amiga do Meio Ambiente, localizado no Rio de Janeiro, ainda terá pontos de coleta nos locais onde comercializam os produtos e nos que vendem pilhas e baterias.
Uma campanha será feita nas escolas, repartições publicas e através do Site da Prefeitura, Blogs, Folder e jornais, orientando o consumidor a dar destino certo ao lixo eletrônico.
Uma parceria será feita com as secretarias de Indústria e Comercio, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação para alavancar o projeto além do apoio do CETEF/FAETEC que tem como diretora Leide Zacarias.
O prefeito Municipal Dr. Rivelino Bueno, não participou da reunião por estar em Brasília tentando recursos para o município, mas tem se mostrado interessado com as questões ambientais da cidade e apóia qualquer projeto neste âmbito.
Definição de lixo eletrônico
Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
Exemplos de lixo eletrônico:
- Monitores de Computadores
- Telefones Celulares e baterias
- Computadores
- Televisores
- Câmeras Fotográficas
- Impressoras
Problemas causados pelo descarte inadequado
- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
- Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
- Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
Onde Jogar? Descarte correto e reutilização
- Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem. Em Laje do Muriaé será indicado o local para coleta.
- Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
- Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
Lembre-se:
- O primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal).
Você sabia?
- Cerca de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são gerados por ano no mundo.
- Entre os países emergentes, o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico.
- A cada ano o Brasil descarta: cerca de 97 mil toneladas métricas de computadores; 2,2 mil toneladas de celulares; 17,2 mil toneladas de impressoras.
(Fonte: Pnuma - Programa da ONU para o Meio Ambiente).
DECOM/P.M. de Laje do Muriaé/RJ
------------------------------------------------------------------------------------------------------




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores