terça-feira, 26 de novembro de 2013

Defesa Civil de Laje monitora o Rio Muriaé








Risco de transbordamento do Rio Muriaé preocupa Itaperuna, Laje do Muriaé, Italva e Cardoso Moreira
A forte chuva que atinge algumas regiões do Rio desde o início desta terça-feira causa transtornos em alguns pontos do estado. Na capital, a enxurrada derrubou uma árvore na Estrada da Gávea, na Zona Sul, e atingiu um ônibus. Em Laranjeiras, um deslizamento destruiu um muro, que atingiu seis carros. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. Os dois incidentes causam reflexos no trânsito devido à interdição de ruas.

A chuva também é motivo de preocupação nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, onde cinco municípios estão em alerta - Campos, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva e Cardoso Moreira. A maior preocupação da Defesa Civil é com o volume de água que cai nas cabeceiras dos rios Muriaé e Paraíba do Sul em Minas Gerais e em São Paulo, que podem causar enchentes e alagamentos no estado do Rio.


Em Laje do Muriaé por enquanto não há risco, mas a Coordenadoria de Defesa Civil sob o comando de José Roberto Silva Alves, o Marim Pião, esta monitorando o Rio Muriaé  atendendo determinação do Prefeito Dr. Rivelino Bueno. Para que haja transbordamento em Laje do Muriaé as águas do Muriaé têm subir mais de um metro e meio.

No Sul Fluminense, todas as cidades estão em estado de atenção devido à intensidade das chuvas. O rio Paraíba, que corta diversos municípios da região, está acima do seu nível normal. O rio não transbordou, mas isso pode ocorrer caso não pare de chover na região. Na Baixada Fluminense, o rio Capivari, que corta os municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo, está em alerta e há risco de transbordamento.

O estado de atenção significa que ainda não há risco de que o volume d'água ultrapasse as margens do rio. Quando o risco de transbordamento é iminente, o indicador passa ao estado de alerta . Quando o rio transborda, o indicador é de alerta máximo.

Vítima - Um homem morreu depois de ser arrastado por um rio que transbordou, domingo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O pedreiro Antônio Rocha do Nascimento, de 42 anos, estava atravessando uma ponte no bairro da Posse quando foi levado pela correnteza do rio Iguaçu. O incidente ocorreu durante uma forte chuva que atingiu a região.



Agência R3 e Heraldo Galliters

Fotos: Heraldo Galliters
---------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores