domingo, 15 de junho de 2014

Prefeito de Itaperuna participa do Seminário A3P no IFF

Na última terça-feira (10/06), o prefeito de Itaperuna, Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão) participou do Seminário A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública – realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Itaperuna.
O evento faz parte das ações do Projeto SIM (Sustentabilidade em Instituições e Municípios), organizado pelo Núcleo Especial da Agenda 21 do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e visa capacitar as comissões formadas para implementação da A3P nos municípios convidados.
1234
Para o prefeito Alfredão, o evento foi um momento ímpar para discutir o assunto com os especialistas do setor.
– Essa reunião é muito importante para amadurecermos a forma como devemos conduzir nossas ações na busca de alternativas sustentáveis. Nosso município está de portas abertas para juntos, buscarmos soluções eficazes que contribuam com o meio ambiente – ressalta o prefeito.
O secretário Municipal do Ambiente, Alair Ignácio, também participou do evento, juntamente com representantes do Estado do Rio de Janeiro, autoridades civis, militares, professores, pesquisadores e demais convidados.
Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P
A administração pública tem a responsabilidade de contribuir no enfrentamento das questões ambientais, buscando estratégias inovadoras que repensem os atuais padrões de produção e consumo, os objetivos econômicos, inserindo componentes sociais e ambientais. Diante dessa necessidade as instituições públicas têm sido motivadas a implementar iniciativas específicas e desenvolver programas e projetos que promovam a discussão sobre desenvolvimento e a adoção de uma política de Responsabilidade Socioambiental do setor público.
Nesse sentido, a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade.
É importante que as instituições públicas tenham participação efetiva no processo de inserção da RSA e o Estado é o principal interlocutor junto à sociedade, possuindo uma ampla capilaridade e papel indutor fundamental para tornar as iniciativas atuais, e também as futuras, mais transparentes, estimulando a inserção de critérios de sustentabilidade em suas atividades e integrando as ações sociais e ambientais com o interesse público.
Além da capacidade de indução, há o poder de mobilização de importantes setores da economia exercido pelas compras governamentais, que movimentam de 10 a 15% do Produto Interno Bruto (PIB), podendo ser usado para garantir a mudança e adoção de novos padrões de produção e consumo, buscando a redução dos impactos socioambientais negativos gerados pela atividade pública. Dessa forma, o setor público pode contribuir com o crescimento sustentável, promovendo a responsabilidade socioambiental e respondendo às expectativas sociais.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaperuna, com informações do Ministério do Meio Ambiente
Fotos: Marcelo Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores