Reportagem da Associated Press diz que veículos brasileiros é menos
seguro os da Europa e dos EUA
SÃO PAULO - O jornal americano The
New York Times publicou em seu site ampla reportagem da agência Associated
Press intitulada "Carros feitos no Brasil são mortais".
A reportagem afirma que os veículos
produzidos no País são feitos com soldas mais fracas, poucos itens de segurança
e materiais de qualidade bem inferior aos dos fabricados nos Estados Unidos e
na Europa
“O que acontece quando esses veículos
vão para as ruas está se transformando numa tragédia nacional”, afirma a
reportagem. A Associated Press é uma das agências de notícias mais antigas do
mundo, fundada em 1846. Ela fornece noticiário para mais de 1,7 mil jornais e
cinco mil emissoras de rádio e TV.
A alta taxa de mortalidade no
trânsito no Brasil seria quatro vezes superior à americana, resultado da
fragilidade dos modelos brasileiros. O artigo aponta que de cada cinco carros
analisados no País, quatro não passariam em testes de colisão feitos por
empresas independentes.
Em resposta ao polêmico artigo, as
montadoras declararam que os automóveis brasileiros respeitam normas de
segurança vigentes no Brasil. O número de mortes de motoristas e passageiros é
atribuído por elas à má conservação de ruas e estradas.
Enquanto nos Estados Unidos a margem
de lucro para as montadoras automotivas é de meros 3%, no Brasil seria de 10%,
segundo o artigo. A diferença viria da economia com a qualidade dos produtos.
Outro número levantado chama à
atenção: da última década para esta, subiu em 72% o volume de mortes no
trânsito do Brasil. O artigo relaciona esse dado ao boom da classe média
brasileira.
Em dez anos, 40 milhões de pessoas
ascenderam das classes D e E à classe C. Nessas condições, a quantidade de
gente comprando o primeiro automóvel aumentou. Assim, com mais motoristas de
carros inseguros nas ruas, as mortes tendem a ser cada vez mais frequentes.
A reportagem da Associated Press
ouviu Alexandre Cordeiro, representante do governo brasileiro, que admitiu a
falta de equipamento de testes de impacto (crash-test) no governo federal e a
necessidade de aperfeiçoamento da legislação relativa à segurança veicular.
FONTE: ESTADÃO

Nenhum comentário:
Postar um comentário