segunda-feira, 6 de abril de 2015

Erliquiose canina (Doença do carrapato). Por: Dra. Gabriella Dair


Você já viu um carrapato? E um carrapato de cachorro? O carrapato de cachorro é o Rhipicephalus sanguineus. Se você pensa que ele apenas pica, dá coceira e incomoda a família toda, está enganado. Além de tudo isso, ele ainda transmite doenças! Esse indesejado ectoparasita faz realmente um estrago no seu bichinho. Uma das doenças mais frequentes transmitidas por ele é a Erliquiose, ou também chamada “doença do carrapato”.
Causada por bactérias do gênero Ehrlichia, principalmente pela Ehrlichia canis, essa doença é muito perigosa e pode levar o bichinho a morte. Por isso, a qualquer alteração, é importante que você corra com ele para o médico veterinário. Vale lembrar que como ela é transmitida pela picada de um carrapato, no mesmo momento outras doenças podem ser passadas para o animal como a Babesia, Hepatozoon e Hemobartonella canis. Todas elas muito perigosas!
Como é transmitida?
O carrapato, que tem um ciclo longo, vai e pica um cachorrinho com a doença, se contamina e pica outro bichinho, saudável. Pronto! Ele passou a doença do cão infectado para o outro. A bactéria então se instala no cachorrinho que estava bem, se multiplica e causa a doença.
Como saber que meu cão tem a doença do carrapato?
Só levando ao médico veterinário. Ao examinar, ele suspeitará da doença e quando necessário, poderá pedir uma serie de exames para ter certeza.
Como posso evitar?
IMPORTANTE!!!
Não existe vacina! Para evitar a erliquiose, o controle de carrapatos é essencial. Para isso, mantenha o seu cão com o pour on em dia e sempre que adotar um bichinho novo, sempre acabe com os carrapatos, antes de colocá-lo em contato com os demais. Além disso, você pode fazer uso de coleiras carrapaticidas, talco para colocar nos paninhos, shampoo e sabonete carrapaticidas entre outros produtos disponíveis no mercado pet como BRAVECTO ( Produto novo no mercado e de ótima qualidade, segundo DRA. Gabriella Dair ) !. Além disso, não pode se esquecer de matar os carrapatos do ambiente com produtos apropriados para isso. Só assim evitará a doença!

Qualquer dúvida entrem em contato com a Clínica Veterinária VET CARE! (O22) 3824-6333
Por: Dra. Gabriella Dair.


3 comentários:

Horácio Corrêa Cardillo disse...

Muito interessante a reportagem aqui exibida tenho uma cadela e todos os dias cato varios carrapatos nele estou sempre dando banho para o controle mas essas doenças eu não conhecia .

Unknown disse...

meu cachorro um pitt bul foi de um ano foi diagnosticado com a elirquiose, o veterinario passou doxiciclina 200ml, e eritros dog, ja faz mais de um mes de tratamento e nao esta tendo exito no tratamento. A cada dia que passa ele fica pior existe outro tratamento me ajude.

Blog Heraldo Galliters disse...

Gregorio liga para a Vet Care que a Doutora Gabriella Dair vai orientar. Abraços. O tel esta na matéria.

Postar um comentário

Seguidores