terça-feira, 14 de setembro de 2021

Que dia é comemorado o aniversario de Laje! Comerciantes pedem o fim do feriado de 14 de setembro.


 Uma duvida que paira entre comerciantes e jornalistas é qual a data que se comemora o aniversario de Laje do Muriaé. Esta indagação foi feita hoje também pela InterTV ao vivo.

Laje do Muriaé foi emancipada em 1962, através da Lei n.º 5.045, de 07 de março de 1962, mas se comemora o aniversário no dia 14 de setembro, e no 15 é o dia da Padroeira da Cidade, Nossa Senhora da Piedade. Quando não tínhamos a Pandemia da COVID 19 era realizado nos dias 14 e 15 a Festa do Peão e também a festa organizada pela Paroquia Nossa Senhora da Piedade.

A dúvida é que se o dia da Padroeira é dia 15, qual o motivo da comemoração não ser dia 15. Tentamos contatos com alguns secretários, mas por ser feriado não conseguimos contato, afinal eles também merecem descansar e aproveitar o feriado.

Diante do empasse comerciantes comunicaram ao Secretário Municipal de Industria e Comércio, Adilson Fernandes, o Barbatana, o desejo da extinção do feriado do dia 14, pois já temos neste mês 3 feriados, que sãos os dias 7, 14 e 15, ou uma explicação plausível sobre o feriado do dia 15.

Barbatana, sempre atencioso prometeu levar a demanda a Procuradoria Jurídica, e logo que tenha as informações levará ao Prefeito Eudocio Cardozo, o Netinho do Dinesio, ou até mesmo marcar uma reunião da Associação Comercial com o Prefeito para dirimir as duvidas e até extinguir o feriado.

Este Blog crê que não haverá resistência por parte da comunidade, uma vez que o feriado do dia 15 será mantido, conforme proposto por alguns comerciantes. Vamos aguardar!!

Abaixo mais um pouco de nossa historia

LAJE DO MURIAÉ

A evolução histórico-social de Laje do Muriaé está ligada à de Itaperuna. O desbravamento dessa região foi obra de José Lanes Brandão, com iniciativas que atraíram grandes fluxos populacionais. Em meados do século XIX, um parente seu instalou-se num rancho que veio a ser considerado a primeira casa da futura localidade de Laje do Muriaé. Como em toda a região noroeste, o café era a principal atividade econômica. Com o desenvolvimento da área, foi criada, em 1861, a freguesia de Nossa Senhora da Piedade, pertencente a Santo Antônio de Pádua. Em 1887, a freguesia passou a fazer parte de Itaperuna, com a denominação de São José do Avaí, posteriormente Laje e Laje do Muriaé, até ganhar sua autonomia municipal em 1963. O núcleo urbano situa-se à margem direita do Rio Muriaé, divisa natural do município com Itaperuna, e está delimitado pelo rio e uma seqüência de morros, que condicionaram a implantação da cidade em forma linear. O nome da cidade remonta, ainda, ao tempo dos bandeirantes. A povoação vinha recebendo aos poucos seus novos habitantes. No Rio Muriaé, na altura onde se acha o casario da Vila, existe uma laje de pedra no rio, da qual se orgulhavam os primeiros povoadores do lugar, servindo de ponto de referência aos encontros. Laje do Muriaé tem também grande tradição republicana. Em 16 de abril de 1889, o Partido Liberal promoveu uma Conferência Republicana com a presença de Nilo Peçanha um dos maiores propagadores das novas ideias que tomavam o país. Naquela noite, o antigo hotel, onde se localiza hoje o prédio da Prefeitura Municipal, estava lotado por famílias da cidade quando 400 negros libertos, insuflados e capitaneados por escravocratas, invadiram e atacaram todos os que ali se encontravam. Vinte e cinco dias depois desses acontecimentos, conhecidos como As Garrafadas de Laje do Muriaé, far-se-ia o pleito eleitoral para a escolha dos Vereadores à Câmara Municipal de São José do Avaí. Pode-se, por isso, compreender quão tenso deveria ser, naquele momento, o ambiente político na região. Nas eleições que se seguiram, em 10 de maio de 1889, portanto ainda na vigência da monarquia, o eleitorado de Laje do Muriaé, foi decisivo para a chegada de um novo tempo ao compor a primeira Câmara Republicana do Brasil. 

Fontes: Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Secretaria Geral de Planejamento Estudos Socioeconômicos dos Municípios do Rio de Janeiro 1997-2001 In www.cide.rj.gov.br/cidinho In www.inepac.rj.gov.br OUTRAS INFORMAÇÕES Região de Governo – Noroeste Fluminense Origem - Itaperuna Legislação de Criação - Lei Estadual nº 5045 de 7/3/1962 Instalação - 31/1/1963 Aniversário – 15/9 Distância da Capital - 219, 2km Destaques* – Igreja Nossa Senhora da Piedade e Capela Santo Antônio, Casario da Rua Garcia Pereira, Casa do Bandeirante José Ferreira Cezar (1854), Fazendas do Angola, Cinco Barras e Santo Antônio; Serra da Divisa, Pontão do Felicíssimo, Pontão Santo Antônio, Ribeirão São Joaquim, Cachoeiras do Paranhos e de Santo Antônio; Festival do Arroz. *Prefeitura Municipal de Laje do Muriaé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores