terça-feira, 28 de julho de 2015

O Trem Vai Parar: Ferrovia Centro Atlântica Anuncia O Fim Das Atividades Ferroviárias Em Recreio Ainda Este Mês

Silvan Alves


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Lá vem o trem… ele fazia parte da vida dos recreenses desde o final Séc. XIX
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Uma relação harmônica entre a comunidade e trem, um dos símbolos de Minas
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Entre uma rua apertada e outra, a necessidade de colaboração
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O maquinista da direita é um recreense, o Sebastião Dutra… quanto tempo….
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….E nós encontramos com ele. Sebastião Dutra cheio de história pra contar
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Mural de ladrilhos registrou a construção da estrada bem próximo a Recreio
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Vimos de perto uma cena que está chegando ao fim
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RECREIO-MG – REPORTAGEM ESPECIAL. O único trecho da Estrada de Ferro Leopoldina nesta região, que corta as cidades de Recreio (base importante) e Cataguases, terá suas atividades encerradas no dia 31 de julho. O anúncio já foi feito pela VLI, controladora da Ferrovia Centro Atlântica, conforme relata esta Nota Oficial enviada à reportagem do Site Silvan Alves.
“A VLI, empresa controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, informa que o contrato de transporte de bauxita com a atual usuária do trecho entre Cataguases (MG) e Três Rios (RJ) encerrou-se em maio desse ano. Após conversas entre as ambas as partes, optou-se pela não continuidade do contrato e término do transporte do produto, o que acontecerá no mês de julho. A VLI seguirá fazendo a manutenção do trecho em questão e se mantém aberta a novas possibilidades de contrato para transporte na região. Caso não haja demanda, serão realizados estudos para avaliar a possibilidade de devolução para a União. A VLI ressalta que não estão previstas demissões em razão do término desse transporte. Oportunidades de realocação em outras localidades de atuação da empresa serão apresentadas para os empregados. Michele Pinheiro Assessoria de Imprensa – VLI – Gerência Geral de Regulatório, Institucional e Comunicação”.
Atualmente o principal produto transportado pelos trens era o minério de bauxita, extraído na região de Miraí e Itamarati de Minas pela CBA/Grupo Votorantim. A preocupação é grande, principalmente em Recreio (55 Km de Muriaé, 10.299 habitantes), pois o município sofrerá um impacto financeiro considerável, pois este setor emprega diretamente cerca de 30 pessoas, muitas de Recreio e de outros lugares, e ainda há a movimentação na cidade de outros setores e pessoas, os chamados terceirizados. Outro fator que pesa e muito nessa história, é que foi montado na cidade de Recreio pela FCA, uma de suas 11 oficinas de médio porte, do mesmo nível de Montes Claros, Bhering (Lavras), Araguari (MG), Campos (RJ) e Ribeirão Preto (SP) onde as locomotivas passam por inspeções periódicas, revisões intermediárias, revisões gerais e por recuperação completa e de componentes. Em Recreio nossa reportagem conversou com muita gente, tanto comerciantes, quanto representante da Prefeitura, e ainda teve um encontro com o mais antigo funcionário da Estrada de Ferro Leopoldina, do tempo da Rail Way The Leopoldina, naquela época sob o domínio dos ingleses; estamos falando do Sr. Sebastião Rosa Dutra, 88 anos, 37 de trabalho, que começou como limpador foi a acendedor, foguista, maquinista e chegou a supervisor. Este aposentando recreense tem muita história pra contar, e uma delas foi o curso que revolucionou o setor ferroviário, o “12º Curso-Tração Diesel RFFSA – Estrada de Ferro Leopoldina – em novembro de 1965 e seu nome estava entre os alunos, S.R. DUTRA, começava ali uma nova fase das locomotivas que saiam do vapor e funcionariam a óleo diesel em nossa região. Estima-se que o trem chegou a Recreio por volta de 1876. Veja agora este relato atual da história ferroviária de Recreio: “Trens de minério com pelo menos três locomotivas a diesel, da FCA, passam pela linha nas ruas da cidade de Recreio, paisagem não atípica de várias cidades por onde a velha Leopoldina construiu suas linhas. Tudo isso no meio da rua, disputando espaço com pessoas, bicicletas, motocicletas e carros, um perigo danado e um convívio pacífico, por mais incrível que possa parecer”. Das estradas de ferro de Recreio, há ramais para Campos, Porto Novo do Cunha, Cataguazes, Três Rios, Rio de Janeiro. Em 11 de abril de 2009 foi criado o Museu Ferroviário em Recreio, o qual foi visitado por nossa reportagem. 
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