quinta-feira, 20 de junho de 2013

Lei Municipal em Laje do Muriaé é cumprida após 10 anos de sancionada

A Lei autoriza o município a fazer um repasse mensal para a Sociedade Musical Lira da Esperança
Esmeralda agradecendo o apoio 

Prefeito Dr. Rivelino assina o cheque para o repasse

Esmeralda recebendo o cheque das mãos do prefeito e dos vereadores presentes
LAJE DO MURIAÉ/RJ Nesta quinta-feira (20), o prefeito de Laje do Muriaé, Dr. Rivelino Bueno fez um repasse de recursos do município para a Sociedade Musical Lira da Esperança para contribuir na manutenção da Banda.
A Lei 505/2003 já existe desde 2003, sua criação foi de iniciativa do então vereador João Batista Alvim, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito da época, mas nunca foi feito o repasse mensal, ao tomar conhecimento da Lei o vereador Marcelo Carreiro requereu ao atual prefeito Dr. Rivelino Bueno que fizesse o repasse.
O prefeito tomou conhecimento da lei próximo à data em que a Banda comemoraria seu quadragésimo terceiro aniversario e na comemoração assumiu em público o compromisso que hoje foi cumprido.
Após passar o cheque para as mãos da presidente da Sociedade Musical Esmeralda Olivier, o prefeito emocionado lembrou que na ocasião da comemoração do aniversario assumiu dois compromissos em forma de presente com a Lira da Esperança, o primeiro foi de ceder o funcionário do município Gustavo que é musico, para ajudar a ministrar aulas aos alunos da Banda, o que já foi cumprido e o segundo foi o de fazer o repasse, o que acaba de ser cumprido hoje.
O chefe do executivo lembrou que embora a Lei exista desde 2003, só agora se iniciou o repasse, salientando que assim foi à vontade de Deus, “é com grande alegria que assinei este cheque” disse o prefeito, conheço o trabalho da Lira da Esperança, muitas crianças são atendidas, que muito ajuda a comunidade, o município tem que colaborar para levar adiante este projeto, e que pretende por muitos anos colaborar fazendo cumprir a Lei 505/2003, parabenizou o autor do projeto, bem como o vereador Marcelo Carreiro que levou a seu conhecimento a existência da Lei.
A presidente da Lira da Esperança agradeceu o apoio, frisou que a Banda paga para tocar, mostrando as dificuldades que a entidade passa para se manter, agradeceu ao Gustavo e Araceli Rezende que muito ajudam a Lira da Esperança, ainda agradeceu ao Secretário de Cultura Fabiano Lacerda pela contribuição de sua pasta nos eventos da Banda, lembrou ainda que muitos músicos que passaram pela Lira estão nas bandas da Policia Militar, Bombeiros etc...  finalizou agradecendo ao Prefeito e dizendo que “a musica harmoniza as pessoas e eleva o espirito”.

UM POUCO DA HISTÓRIA DA LIRA DA ESPERANÇA
            Fundada em abril de 1970, pelo casal Antonieta Olivier Pinto e Itagiba Duarte, na época Itagiba era o professor de técnicas dos instrumentos e Antonieta a primeira regente e professora de teoria musical.
            A filha do casal Esmeralda Olivier Pinto é Clarinetista e atual presidente da banda.
A Lira da Esperança é muito importante para o município. “A Banda é um meio de difundir a arte e a cultura dentro da cidade promovendo a humanização”, comentou Esmeralda em uma das comemorações anteriores.
A Banda Lira da Esperança é uma instituição, que se mantém por doações, funciona também como escola de música, com aulas e atividades gratuitas para alunos a partir de dez anos. Antes de aprender a tocar os instrumentos, os estudantes têm oficinas de teoria musical e solfejo. Alguns deles são selecionados para fazer parte da Lira da Esperança. “A escola serve para apontar novos talentos para  a banda”, explica Esmeralda, a Lira da Esperança toca repertório variado, do popular ao clássico, e costuma se apresentar nas festas da cidade e em encontros de bandas municipais. Do conjunto saiu o trompetista Silvério Pontes, que já tocou com grandes nomes da música brasileira, como Luiz Melodia, Tim Maia, Elza Soares.

DECOM/P.M DE LAJE DO MURIAÉ/RJ
Fotos: Edson Silva

4 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente houve reconhecimento tanto da necessidade financeira da Instituição - que sempre se manteve graças à doações - quanto da necessidade de atuação da Lira num município extremamente carente de tudo, como Laje do Muriaé. Acho que o valor ainda é bem singelo, poderia ser investido um pouco mais em cultura (R$ 750,00 para manter mais de 50 alunos, água, luz, iptu, professores... ?), mas já é um começo!! Adelly Poyares

Anônimo disse...

Que bom saber que as coisas estão caminhando no rumo certo em Laje do Muriaé. Não moro mais aí, mas estou acompanhando as notícias pela internet e tenho depositado muita confiança nessa nova administração. Parabéns e que continuem assim pois a cidade ainda tem muito a melhorar.

Greice Moraes (Terra) disse...

Tive o prazer de fazer parte da Sociedade Musical Lira da Esperança, quando em minha adolescência não só aprendi a tocar trompete, como aprendi muito de humanidade, de comportamento, pois a presidente e sempre professora Esmeralda, sempre teve uma preocupação em nos educar, também para a vida, da melhor maneira possível, feliz daqueles que tiveram a oportunidade de ouvi-la e agregaram seus ensinamentos!!! Parabéns por darem andamento à essa merecida contribuição!!!
Que a nossa banda sempre alegre os corações das crianças e continue descontraindo os corações dos adultos!!!

Anônimo disse...

Parabens a toda administração municipal, pela iniciativa de apoio a Sociedade Musical Lira da Esperança. Acreditamos que o apoio viram para outras classes também.

Postar um comentário

Seguidores