sábado, 7 de junho de 2014

Exame confirma morte por febre maculosa a Febre do Carrapato em Varre-Sai; 25 pessoas estão suspeitas de estarem com a doença no município

Foi confirmado nesta sexta-feira (06/06) que a morte de uma, das três pessoas que morreram no município de Varre-Sai, foi devido a bactéria transmissora da febre maculosa. Outras 25 pessoas na cidade com suspeita da patologia esperam resultados de exames. O homem foi identificado como Sebastião Badaró. 
Os três morreram no final do abril [dias 21, 23 e 25], após terem ido pescar no Rio Carangola, em Natividade, município vizinho. Nessa região existem muitas capivaras, um dos principais hospedeiros do carrapato transmissor da doença. 
A Secretaria de Saúde de Varre-Sai ainda aguarda resultados de exames laboratoriais das outras duas mortes. (Ururau)

O que é febre maculosa?

Febre maculosa ou febre do carrapato, no exterior chamada de tifo do carrapato, é uma doença que causa febre aguda e pode matar.
A febre maculosa é uma doença transmitida pelo carrapato estrela da espécie Amblyomma cajennense, que pode estar infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.
Este carrapato pode ser encontrado em animais de grande porte como bois e cavalos, mas também pode se alojar em cães e aves domésticas além dos roedores, principalmente em capivaras o maior reservatório natural.
Esta doença não é comum, mas seus números têm aumentado nos últimos tempos, desde o ano de 1996. É mais comum na zona rural, principalmente no interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
No ano de 2005 dois turistas que estavam passando alguns dias na região serrana do Rio de Janeiro se contaminaram com esta doença. No mês de junho uma mulher morreu em Porto Feliz próximo a Sorocaba e neste mês de julho o seu filho também veio a falecer pela mesma doença e ainda há mais pessoas da família com diagnóstico desta doença.

SINTOMAS

No início os sintomas são muito parecidos com os de uma infecção como a dengue hemorrágica, febre tifoide e até mesmo com a leptospirose e levam uma semana em média para aparecer.
Os sintomas iniciais são:
• Febre
• Náusea
• Vômitos
• Dor de cabeça severa
• Dores musculares
• Falta de apetite
Se a doença evoluir os sinais e sintomas podem ser:
• Exantema petequial (erupções avermelhadas na pele)
• Dor abdominal
• Dores articulares
• Diarreia
Porém a tríade de achados que finalizam o diagnóstico é: febre, exantema e história de mordida de carrapato. Entretanto, esta combinação frequentemente não são perguntadas ou questionadas quando a pessoa procura o pronto atendimento.
A febre em geral é alta chegando a 39 e 40 graus que pode durar de 2 a 3 semanas, necessitando que a pessoa fique em repouso no leito e por isso é comum ter dor de cabeça intensa, dores no corpo, calafrios, edema nos olhos e nas conjuntivas.
Nos primeiros dias de febre aparecem máculas na pele de onde surge o nome da doença, que são pequenas lesões na pele de coloração rósea, que aparecem primeiramente nos punhos e tornozelos, progridem para o tronco e rosto e depois aparecem nas mãos.
Com o passar dos dias elas adquirem um certo volume e nas áreas de atrito a sua coloração passa a ser roxa. No local da picada pode formar uma úlcera necrótica como se fosse uma picada de aranha.
carrapato

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais que coletam o sangue do doente e fazem a sorologia e cultura.

TRATAMENTO

Vai depender da gravidade da doença, em geral a ingestão de alguns medicamentos como antibióticos e antitérmicos já resolvem o problema, em casos mais graves é necessário a internação para receber antibióticos específicos.

Blog Adilson Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores